A arte de contar histórias.
Desde os primórdios da humanidade, histórias são contadas, seja para ensinar ou entreter, podemos afirmar que o ser humano possui um certo fascínio por histórias em suas mais variadas formas de narrativas.
Antigamente, uma das primeiras formas de passar e registrar conhecimento foi através do desenho, conhecido como arte rupestre. O tempo passou, a escrita se desenvolveu e as histórias continuaram a se espalhar pelo mundo, com mais rapidez, assertividade e tecnologia.
Mas apesar de tudo isso, a essência dos contadores de histórias permanece intacta e o poder das histórias se amplificaram, já que agora utilizamos vídeos e outros recursos audiovisuais.
Mas o que é o storytelling?
Basicamente é a habilidade de contar histórias por meio de um enredo elaborado e de narrativa envolvente, utilizando além de palavras, recursos visuais que irão deixar o público ainda mais envolvido na narrativa.
Quando aplicada de forma correta os seus benefícios são inúmeros, confira alguns deles:
- Cria conexões com os seus clientes;
- Faz a sua marca ser lembrada;
- Gera empatia;
- Entrega conteúdo de valor aos consumidores;
- Humaniza a sua marca e muito mais!
Mas como produzir um?
Devemos começar pelas suas bases que devem estar sempre conectadas, elas são: Técnicas Narrativas (os caminhos conceituais que irão guiar toda a produção de conteúdo), Conteúdo Narrativo (dá vida a técnica definida na etapa anterior) e Fluidez (criando experiências e momentos com a sua audiência através de uma história contínua).
Leia também: Como usar vídeos corporativos na comunicação interna da sua empresa.
Você sabe qual é o vídeo perfeito para sua empresa?
Faça o teste e descubra, é gratuito!
Abaixo confira algumas estruturas:
Product Placement
Criar uma história que seja relacionada ao uso de seu produto ou ao propósito da marca. Como por exemplo essa campanha criada para a Otterbox, onde o produto (capinha de celular) foi o grande herói do dia ao garantir a segurança do celular que caiu no chão e foi atropelado por uma bicicleta.
Narratologia
Aqui a ideia é desenvolver uma história que explique o motivo pelo qual a sua empresa/produto é a para os problemas do seu cliente. É interessante fazer um levantamento dos principais problemas e dores que os seus clientes possuem antes da produção do vídeo.
E no exemplo abaixo, temos um vídeo que desenvolvemos pensando em empresas que querem investir em conteúdo audiovisual, porém não possuem o espaço adequado.
Personalidade de Marca
Sabe aquele vídeo que consegue transmitir a energia e personalidade da sua empresa para o mundo? Sim, é sobre isso.
Confira no modelo abaixo, um vídeo explicativo com depoimentos que mostram como é a personalidade da Vídeo é Isso
Cultura Pop
Utilizando de referências da cultura pop ou de trends do momento para relacioná-las com o seu produto e/ou empresa!
No exemplo abaixo temos a união de duas personalidades, que simbolizam duas gerações diferentes unidas para assistir ao filme “Despedida em grande estilo”
Esperamos que esse post possa ter te ajudado, e caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar!